Sabe, eu acho o português escrito muito complicado. Na maioria das vezes ñ sei se determinadas palavras se escrevem com X ou CH, com C, S, ou Ç. Na maioria das vezes em algumas palavras ñ sei quando é com S ou Z. Como saber, tem alguma regra específica? Se tem acho q faltei a essa aula.
Mas agora com o advento da net tá mudando tudo: /quando virou qd, /que virou q, /tchau virou xau /cade virou kd /
Então temos aí um outro idioma, uma outra linguagem; o (netnes) assim como o advocases, ( linguagem usada pelos advogados e juristas) o médicases. ( linguagem usada pelos médicos). Mas à quem saiba bem o português e geralmente quem sabe bem é quem estuda esse idioma a fundo como os linguistas.
Eu mesmo sou péssimo em português, terminei o ensino médio colando essa matéria o ano todinho. Graças ao meu amigo Gabriel que por ser muito bom nessa matéria me passava cola toda vez. Acho que deveriam tirar o (Q) do nosso dicionário e todas as palavras deveriam ser escritas com o som característicos. Por exemplo:
Exemplo se escreve com x. Porque se escreve com x se o som é de z. Não seria melhor e mais fácil ensinar ezemplo em vez de exemplo?
Brasil se escreve com s. Porque se escreve com s se o som é de z? Não seria melhor e mais fácil ensinar Brazil em vez de Brasil?
Quando se alfabetiza crianças se ensina que a letra é o simbolo do som que sai da nossa boca. então porque depois se escreve uma palavra com uma letra que não corresponde ao seu som original? Esse negócio de manter a tradição da linguagem deveria ser revista. Eu escuto e leio que o português é uma linguá riquíssima. Riquíssima de problemas isso sim. É por isso que nossas crianças chegam a 4ª série sem saber ler ou escrever.
Culpa dos professores, do sistema, do modo de ensinar?... Não, a culpa é da própria linguagem, do próprio idioma, ou de quem o formalizou. Tenho uma amiga que se chama Priscila com sc, por que não Prissila com ss? O nome continua o mesmo e menos complicado. Porque se escreve cebola com c se o som é de s? Tem algo de errado com nosso idioma, só não enxerga quem não quer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário